quarta-feira, 19 de março de 2008

Eu perguntando sobre mim

Quem sou eu
Alguém me ajuda?
Eu queria saber
Queria mesmo
De verdade
Eu sou morena, certo? Cabelo comprido, certo?
Eu sou espontânea e debochada, certo?
Mas quem sou eu, alguém me ajude
Eu olho no espelho, olho, e depois olho de novo
Sempre encontro alguma coisa nova, que eu não sei se estava ali faz tempo
Olho, olho, olho
Mas ele nunca quer me responder quem sou eu
Ele fala “o máximo que posso te mostrar é isso, o resto é com você”
E eu falo mal dele, porque não custava nada ser mais generoso
E responder minha perguntinha
Quem sou eu?
Sou amiga? Sou atrapalhada? Sou chata? Sou impaciente? Sou carinhosa?
Eu dou muito trabalho?
Eu sei responder as coisas? Sei olhar na hora certa, sei sorrir na hora certa?
Sei me apaixonar na hora certa?
Isso certamente eu não sei.
Eu sei contar histórias? Sei ajudar a pentear o cabelo?
Dei algum conselho que você nunca se esqueceu?
Porque você com certeza me falou algo que eu guardei e lembro
As pessoas sempre falam coisas que às vezes voltam e me fazem pensar ou rir
Isso eu sei sobre mim.
Mas e o resto?
Todo o resto?
Alguém pode me ajudar?
Hoje queria saber quem sou eu
Só por curiosidade
Pra saber se gosto , ou não, de quem sou eu.

3 comentários:

Flor de raposa disse...

EU TE AJUDO! O próximo perfil... vai ser seu!

Anônimo disse...

ESPELHO

Sou prata e exato. Eu não prejulgo.
O que vejo engulo de imediato
Tal qual é, sem me embaçar de amor ou desgosto.
Não sou cruel, tão somente veraz —
O olho de um deusinho, de quatro cantos.
O tempo todo reflito sobre a parede em frente.
É rosa, com manchas. Fitei-a tanto
Que a sinto parte de meu coração. Mas vacila.
Faces e escuridão insistem em nos separar.

Agora sou um lago. Uma mulher se inclina para mim,
Buscando em domínios meus o que realmente é.
Mas logo se volta para aqueles farsantes, o lustre e a lua.
Vejo suas costas e as reflito fielmente.
Ela me paga em choro e agitação de mãos.
Sou importante para ela. Ela vai e vem.
A cada manhã sua face reveza com a escuridão.
Em mim afogou uma menina, e em mim uma velha
Salta sobre ela dia após dia como um peixe horrendo.

(Sylvia Plath)

Anônimo disse...

Você pediu, vou responder. Um espelho não inventa nem mente, fala o que vê. Diante dele uma pessoa, um reflexo e ambos transparecem você:

é aquela que a cada dia me olha de um jeito diferente. Sempre traz um ar novo em seu olhar. Nunca deixou um dia passar sem que ele fosse percebido e aprendido. Tira o máximo dele e ele também manda o máximo de volta!

A cada risada, uma encantada
A cada olhar, mais mulher

Mas nunca deixou o brilho, a inocência e a alegria da garotinha fugir de seu reflexo, de sua sombra!

Alguns dias me esnoba pois não quer se ver, mas logo o mundo te mostra aquela que realmente é

e me volta a plantar flores de girassol no seu jardim.

Sai todo dia querendo mudar o mundo, nunca acha suficiente, sempre quer mais e não se deixa abater fácil assim.

Quer dar ao mundo muito mais que recebe e deixa o coração te abastecer nessa empreitada!

Tenta ser debochada, quando no fundo não é tanto assim, é charme!

É agitada, mas tem a alma calma.

Calma como se fosse uma águia, uma borboleta, vivendo a voar, a planar, por cima dos mais belos lugares e sempre a deixar um pouco de si em cada um desses caminhos que passa.

Só consigo ver isso, o resto é com você

Ass.: Seu espelho, cativado, a espera das novas de hoje!