terça-feira, 17 de junho de 2008

A dificuldade de amar

Diz a lenda que quando a menina era ainda muito pequena, um passarinho pousou em sua janela e ela se declarou pra ele.
Este então, lhe ensinou que o amor é uma coisa muito profunda, verdadeira, forte, e que ela devia deixar para usar aquelas palavras diante de um grande amor, e não assim, banalizado.
A menina escutou com atenção, mexendo nos cabelos com uma mão e acariciando o bichinho com a outra.
Ele se foi e ela passou a usar todas as palavras, te adoro, te curto, todas essas coisas de sentimento, menos o tal do te amo.
E ele ficou em desuso. Enferrujado totalmente. A menina não conseguia encontrar uma situação em que o sentimento fosse assim tão verdadeiro, tão profundo, pra encaixar o eu te amo.
Ela até chegou a pensar que não sabia o que era um sentimento muito forte.
E então o te amo ficou no pedestalzinho dele, esperando uma oportunidade que nunca viria , para tornar-se palavra.
O que é o amor, afinal? Ai que dificuldade que isso se tornou... que mundo banalizado.
A menina então conheceu outra menina. Mesma idade, mesma estatura, mesmo jeitinho debochado de ser, mas que não tinha sido visitada pelo passarinho. Ela então, não tinha medo do te amo, não o idolatrava, não o deixou em desuso. Apenas falava.
Teamo, te amo e teamo.
Ti amu cara. Cara, ti amu.
Aquilo deixou a primeira encantada. Que leveza! Que facilidade! Então o amor é assim? Tão leve? Tão fácil? Então eu posso falar e, de repente, errar? Posso repeti-lo para pessoas diferentes na mesma época? Poxa, que delícia que é amar!
E a outra, que nada sabia, sorriu, abraçou-a e disse “Pode errar, pode mudar de idéia, pode até falar e não escutar de volta. O gostoso da vida é isso, achar que está amando. Quem fica a vida inteira procurando um amor verdadeiro não percebe os tantos outros pelos quais passou”.

2 comentários:

NANDA MAGALHÃES disse...

que bonito esse textinho!
faz agte pensar! ainda mais eu.. movida a sentimentos sem nome!

parece um texto de conselho! feito pr aalguem... tipico texto feito pra alguem mais que serve para muitos e muitas....

a amiguinha debochada da menina me lembra a RACH: leve!

E O CONSELHO FINAL ME LEMBRA VC;; sempre com a palavra que tem poder de curar! ou de acalmar;;; de aquietar os zumbidos de pensamento

Anônimo disse...

Sabe mari, depois daquele foundue com vcs, eu fiquei pensando bastante sobre isso... eu me sinto realmente pesada por achar que devo esperar, devo acertar. E meu deus, eh verdade, eu NUNCA falo esta frase tao linda e do bem.

Pra mim eh um puta dum exercicio, vou ter que me machucar muito ainda pra saber usar bem deste PODER. Porque nao quero banalizar, exatamente, porque qual o valor, quando o outro a quem nos declaramos nao ve a importancia quando dissemos??? ah, tao complicado, viu?? nao consigo ser tao leve...
bjooooo