segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Superficialidade não é pra tartaruga

Atualmente as coisas se tornaram descartáveis. Nada de guardar pra sempre, nada de comprar pra vida toda. Puro descarte.
O tempo já foi mais estático, mais sólido. Agora não, esqueça. Somos a geração da água. A água se adapta, evapora, água some, renasce diferente.
Modernidade líquida, minha gente, modernidade líquida.
Eu, influenciada por essa tendência biruta de que o mundo nada mais é do que um descarte, mandei ver. Descartei coisas, descartei palavras importantes, descartei músicas como faço quando enjôo do meu ipod.
Descartei isso e aquilo e é claro, descartei pessoas.
Cabeleireiros, manicures, e todo tipo de ser vivo que não atendesse às expectativas, seguindo o raciocínio de que a oferta é sempre maior que a demanda.
Tchau, adios, bye, dizia eu.
Até que um dia minha tartaruga errou o caminho, e eu a descartei.
Mas ela, atrasada como qualquer tartaruga, não sabia nada dessa história de modernidade líquida, e não aceitou. Falou-me sobre o individualismo das pessoas, o quanto o ser humano de hoje só enxerga o que quer. Reclamou da superficialidade das relações e dá falta de vontade pra perdoar, dar uma chance e entrar em contato com os sentimentos.
É mais fácil descartar mesmo! Gritava ela, o diálogo se esvaziou, os sentimentos não são mais intensos...
E foi então que realizei o mal do século. A pequena tartaruguinha, com sua sabedoria milenar, não me descartou. Mostrou-me o quanto é gostoso cultivar uma amizade e lutar por ela.
Obrigada tartaruguinha, por me mostrar que o amor engloba o perdão, o aprender e o lutar. Estava quase corrompida pelo sistema, agora não mais descarto.

4 comentários:

verozacharias disse...

:-) ! Gostei!!! bjs, Zune.

Chelen disse...

hunf, o melhor de tudo é que isso só fez ficar ainda mais forte, tanto o casco da tartaruga, quanto as petalas dessa margarida, e a amizade ficou ainda mais verdadeira. Amei o texto, e amei ainda mais essa crise que a gente superou, saber que ainda existem coisas verdadeiras e duradouras. Te amo demais!

Pi disse...

Tartaruguinha tao preciosaaaaaaaaaaaaa essa!!!

disse...

Bonitinhas, as duas
saudades